Unihorizontes oferece auxílio gratuito na elaboração da Declaração de Imposto de Renda e outros serviços na área contábil

|Unihorizontes oferece auxílio gratuito na elaboração da Declaração de Imposto de Renda e outros serviços na área contábil

Unihorizontes oferece auxílio gratuito na elaboração da Declaração de Imposto de Renda e outros serviços na área contábil

A partir do dia 19 de março, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Centro Universitário Unihorizontes estará realizando atendimento gratuito na área de contabilidade para a população de Belo Horizonte e Região Metropolitana.  Entre os serviços oferecidos está o auxílio no preenchimento da declaração de imposto de renda, formalização de MEI, regularização de castro de pessoas físicas e consulta de situação fiscal para associações sem fins lucrativos. Os atendimentos serão realizados nas unidades Barreiro, às terças-feiras, de 19h às 22h, e às quartas-feiras de 8h às 10h45, e Santo Agostinho, às terças-feiras, de 8h às 10h45 e ás quintas-feiras, de 19h às 22h.

O NAF é um instrumento de promoção do conhecimento contábil e oferece apoio técnico na área de contabilidade às pessoas de baixa e ao público interno das instituições de ensino superior e funciona em parceira com a Receita Federal do Brasil. Ele também funciona como uma ferramenta pedagógica, visto que os atendimentos são realizados pelos alunos do curso de Ciências Contábeis com o acompanhamento e supervisão dos professores.

O Núcleo tem dois objetivos principais, explica a coordenadora do Núcleo, Prof.ª Adelaide Maria da Cruz. O primeiro deles é dar suporte contábil e fiscal às pessoas de baixa renda (menos de 3 salários mínimos por mês) ou ao público interno das instituições de ensino superior. O segundo deles é agir como centro de aprendizagem dos alunos através de discussões, criação de palestras, grupos de estudo e treinamentos.

De acordo com a Prof.ª Adelaide, o público atendido é oriundo de todos os bairros BH e Região Metropolitana. “Realizamos atendimentos de pessoas da Regional Norte, Nordeste, Leste, Barreiro, Oeste, Ibirité, Sarzedo e Santa Luzia”. O perfil do público também é variado, “a média da renda destes atendidos está entre 2 a 5 salários mínimos mensais”, explica.

O auxílio gratuito na elaboração da declaração de IRPF é realizada anualmente, sempre no período disponibilizado pela Receita Federal aos contribuintes. A Prof.ª Adelaide afirma que o projeto vem ganhando cada vez mais popularidade e um público cativo. “No último ano o número de atendimentos superou as expectativas. Tivemos todos os dias disponíveis para com agenda cheia, foram preenchidas mais de 90 declarações de IRPF”.

A Unidade Santo Agostinho I está localizada na Rua Alvarenga Peixoto, 1270, Bairro Santo Agostinho e a Unidade Barreiro está localizada na Avenida Afonso Vaz de Melo, 465, Loja 1001, anexo ao ViaShopping. Os agendamentos podem ser realizados pelo telefone: 31 3293-7980.

2019-03-08T17:34:34+00:0008.03.2019|Ciências Contábeis|