Responsabilidade Social

|Responsabilidade Social
Responsabilidade Social2018-09-20T17:06:14+00:00

Responsabilidade Social

A Unihorizontes é fundamentalmente comprometida com uma educação que contribua e favoreça a promoção do desenvolvimento econômico e social, a inclusão social, a defesa do meio ambiente, a valorização da memória cultural e da produção artística da comunidade a qual ela está envolvida.

O Programa Institucional de Responsabilidade Social da Unihorizontes é concebido a partir do conceito de um trabalho articulado entre toda a comunidade acadêmica, com o envolvimento dos seus atores no processo educacional e da articulação plena do ensino, pesquisa e extensão.

Ações da Unihorizontes

Conheça algumas ações desenvolvidas pela Unihorizontes:

Programa Integrado de Atendimento Jurídico e Social (PIAJUS)

O Programa Integrado de Atendimento Jurídico e Social do Centro Universitário Unihorizontes ( PIAJUS) é composto pelo Núcleo de Atendimento Jurídico (NAJ), vinculado ao Curso de Direito, e pelo Núcleo de Atendimento Social (NAS), vinculado ao Curso de Serviço Social. Através de profissionais e estagiários de ambas as áreas, o Programa coloca à disposição da população em situação de vulnerabilidade social e econômica serviços jurídicos e sociais tais como: acompanhamento de ações judiciais, consultas jurídicas, orientações, encaminhamentos e visitas. Para usufruir dos serviços, os usuários deverão participar de uma entrevista prévia com o objetivo de verificar se seu perfil sócio-econômico se enquadra nos critérios de atendimento do Centro.

Campanhas: “Natal Sem Fome”, “Agasalhe BH”, “Campanha do Agasalho Novos Horizontes”, “Natal Solidário”, etc…

O Programa Integrado de Atendimento Jurídico e Social do Centro Universitário Unihorizontes ( PIAJUS) é composto pelo Núcleo de Atendimento Jurídico (NAJ), vinculado ao Curso de Direito, e pelo Núcleo de Atendimento Social (NAS), vinculado ao Curso de Serviço Social. Através de profissionais e estagiários de ambas as áreas, o Programa coloca à disposição da população em situação de vulnerabilidade social e econômica serviços jurídicos e sociais tais como: acompanhamento de ações judiciais, consultas jurídicas, orientações, encaminhamentos e visitas. Para usufruir dos serviços, os usuários deverão participar de uma entrevista prévia com o objetivo de verificar se seu perfil sócio-econômico se enquadra nos critérios de atendimento do Centro.

Dia da Responsabilidade Social – Ensino Responsável

O Centro Universitário Unihorizontes participa do Programa Nacional de Responsabilidade Social desde 2007. Esse projeto consiste na oferta de diversas atividades com o envolvimento de alunos e seus familiares, professores e funcionários, bem como toda a comunidade interessada.

Esse evento tem por objetivo a promoção da inclusão através da oferta de serviços à população e conscientização da comunidade acerca da prática de responsabilidade social.

Prouni e FIES

A Unihorizontes, buscando maior inserção social para seus alunos de baixa renda, desde o 1º semestre de 2005 participa do Programa Universidade para Todos – PROUNI. Este programa consiste na oferta de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes que já completaram o ensino médio e que atendam a um perfil sócio-econômico definido pelo MEC, para que possam ingressar em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de educação superior.

Outro programa de apoio ao aluno carente oferecido pela instituição é o Programa de Financiamento Estudantil – FIES. Este programa consiste em uma opção de financiamento que a Faculdade Novos Horizontes oferece em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Projeto Interdisciplinar

A responsabilidade social também é tratada nas atividades do Projeto Interdisciplinar. Nesse projeto, os alunos do curso de Serviço Social, têm seu primeiro contato com a responsabilidade social a partir do “Trote Solidário” desde o início do curso e do PI do 5º e 6º períodos, em que os mesmos elaboram um projeto de intervenção social que visa contribuir para uma melhora da realidade social dos sujeitos envolvidos na perspectiva da emancipação dos mesmos, numa determinada comunidade e/ou instituição.

Trote Solidário

No início de cada semestre o curso de Serviço Social lança a campanha do Trote Solidário na Faculdade com a participação de todos os cursos, em que são arrecadados alimentos e produtos de higiene e limpeza para serem doados a instituições que prestam serviços a comunidade. Esta campanha visa à convivência saudável entre os alunos e a prática de boas ações em prol da comunidade.