Projeto 50+ traz curso de “Educação financeira e orçamento familiar” voltado para a 3ª idade

|Projeto 50+ traz curso de “Educação financeira e orçamento familiar” voltado para a 3ª idade

Projeto 50+ traz curso de “Educação financeira e orçamento familiar” voltado para a 3ª idade

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (27) mais uma edição do Projeto 50+ Unihorizontes com atividades gratuitas para a população acima de 50 anos. Dentre os cursos oferecidos neste dia estava “Educação financeira e orçamento familiar” ministrado pelo Prof. Hudson Fernandes Amaral, doutor em Ciências da Gestão. Os cursos, oficinas e palestras pelo Projeto acontecem ainda durante todo o mês de outubro.

De acordo com o Prof. Hudson Fernandes Amaral, o que o motivou a propor está atividade dentro do Projeto 50+ do Centro Universitário Unihorizontes foi o fato de que os números mostram o crescimento do endividamento das famílias brasileiras nos últimos anos. “De 2015 a 2019 nós tivemos um aumento de quase 60% no número de famílias brasileiras endividadas”, explica. “Um crescimento de cerca de 15% em 4 anos. Isso demonstra a falta de controle e planejamento financeiro das famílias. O Brasil tem quase dois terços de famílias endividadas”, acrescenta.

Um outro tema que despertou a preocupação do Prof. Hudson Fernandes Amaral e fez parte do escopo do curso foi a violência financeira contra idosos. “O que chamo de violência financeira é algo que tem afetado muito o pessoal da 3ª idade. São casos em que gerentes de banco se aproveitando do não conhecimento dessas pessoas, da falta de uma educação financeira consistente, estão propondo investimentos com a finalidade única de cumprir meta e não para atender as necessidades do cidadão”, explicou.

“A receptividade do curso foi acima da expectativa”, conta o professor. “O curso acabou sendo bastante interativo, várias participantes contaram situações vivenciadas que se enquadram no conceito de violência financeira, casos que inclusive cabem ações judiciais. Então, nesse sentido, vejo que o curso que nós desenvolvemos foi bastante positivo”, completou Hudson. Uma das participantes do curso foi a senhora Astrid Sardinha Pinto, moradora do bairro Gutierrez. “O tema me chamou a atenção em razão do momento financeiro e econômico em que vivemos em nosso país e também pelo fato de que ficamos bastante expostos a fraudes e golpes financeiros”, disse.

Na próxima semana, o Projeto 50+ Unihorizontes continua. Na programação, o filme comentado “Uma lição de vida”, 30/09, com a Prof.ª Georgiana Luna Batinga; a “Oficina de interpretação de poesia”, 02 e 4/10, com o Vice-reitor Prof. Rogério Naves Rezende; “Investimento no mercado de ações”, 02/10, com o Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha; “Produtos Bancários e suas particularidades”, 03/10, com o Prof. Dr. Marco Aurélio Ramos; e “Mercado financeiro e moedas virtuais”, 04/10, com o Prof. Flávio Menezes.

As inscrições para o Projeto 50+ Unihorizontes foram realizadas entre os dias 6 e 20 de setembro. Vários dos mais de 20 cursos tiveram as vagas esgotadas. As fotos das atividades podem ser conferidas aqui. A programação completa está disponível aqui. Informe-se sobre as vagas ainda disponíveis: 31 3349-2912.

2019-09-27T20:05:46+00:0027.09.2019|Extensão|
×