MBA em Gestão e Operação de Barragens

||MBA em Gestão e Operação de Barragens
MBA em Gestão e Operação de Barragens2019-11-21T14:30:17+00:00

Gestão e Operação de Barragens

O processo de Gestão de Barragens requer um conhecimento profundo em relação aos critérios técnicos de licenciamento, projeto, operação, manutenção e fiscalização de barragens. Nesse sentido, o especialista nessa área precisa de conhecimento multidisciplinar, que possa auxiliar na tomada de decisões efetivas e consistentes. Atualmente, vivemos um momento muito oportuno para a comunidade técnica retornar ao processo de aprendizagem, com discussões cada vez mais engrandecedoras, no sentido de minimizar os riscos envolvidos a estruturas de barragens.

O curso objetiva uma abordagem técnica e operacional, com foco na Gestão de Segurança de Barragens de rejeito e energia. O aluno estará apto para o desempenho de atividades de análise de projetos, procedimentos construtivos, procedimentos de operação, manutenção, monitoramento e de avaliação de segurança de barragens, capacitando-os para produzir ou analisar criticamente relatórios e/ou pareceres técnicos de inspeção de barragens tendo em vista os requisitos estabelecidos pela Política Nacional de Segurança de Barragens.

O público alvo são engenheiros, geólogos, administradores, advogados, profissionais do setor público e privado, que tenham interesse pela área.

ATUAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO 

O profissional estará apto a projetar, executar, operar e monitorar estruturas de disposição de rejeitos em barragens de mineração e estruturas de captação de água em usinas hidrelétricas, com objetivo em gestão de segurança e estabilidade de barragens.

 

 OBJETIVOS DO CURSO

A meta é proporcionar a cada aluno o desenvolvimento das competências técnicas que levem à segurança nas decisões, aumento de desempenho e visão estratégica para antecipar ações de acordo com as tendências ou alterações normativas. Dessa forma, o aluno se mantém atualizado e competitivo, sendo capaz de identificar oportunidades para a carreira e fazer bons negócios. Os objetivos específicos do curso são:

  • Capacitar o profissional para gestão de barragens
  • Desenvolver as especificidades de projetos de barragens de rejewitos e água
  • Realizar análises de estabilidade e auditorias
  • Atuar em empresas de consultoria e empreendimentos de mineração e hidroenergia
  • Desenvolver Planos de Ação Emergencial de Barragens

METODOLOGIA

A condução das disciplinas se dará com aulas presenciais com professores com grande experiência prática com atuação em diversos segmentos do mercado, bem como capacitação técnica de excelência. O quadro docente é composto por Mestre, Doutores e Pós Doutores.

As aulas presenciais serão uma vez ao mês, para cada disciplina, sendo as demais atividades na modalidade à distância.

PÚBLICO ALVO

Egressos do Curso de Engenharia Civil e Engenharia de Minas, profissionais que trabalham em consultoria e empresas de projeto e construção de barragens, ou que atuam em mineradoras e hidrelétricas.

Conteúdo Programático

Disciplinas

Investigação Geológico – Geotécnica

Mecânica dos Solos e Rochas

Metodologia da Pesquisa

Gestão de Projetos

Disposição de rejeitos

Sistemas de drenagem e extravasores

Licenciamento Ambiental

Instrumentação geotécnica

Estudos de ruptura hipotética

Manual de Operação e Carta de Risco

Legislação aplicada a barragens

Plano de Ação Emergencial

Inspeções e Auditorias

Trabalho de TCC

Coordenação

Coordenadora
Profª. Rafaela Baldí Fernandes

Inscreva-se

Deixe seus dados que entraremos em contato para confirmação

×