Gestão, Interdisciplinaridade e família

||Gestão, Interdisciplinaridade e família
Gestão, Interdisciplinaridade e família2019-08-13T13:34:45+00:00

Especialização em Políticas Públicas: Gestão, Interdisciplinaridade e Família

O Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS: GESTÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E FAMÍLIA, foi concebido em razão de uma necessidade emergente do mercado de profissionais que atuam nos serviços das diversas políticas públicas, diretamente voltadas ao trabalho social com famílias.

Nas sociedades globalizadas e com alta complexidade social e política, a agenda do mundo do trabalho está em constante transformação. No interior desta agenda, em âmbito global, cresce cada vez mais a demanda por profissionais qualificados para atuarem na área de gestão de políticas públicas. No Brasil, desde a Constituição de 1988, os grandes desafios socioassistenciais têm demandado um conjunto expressivo de políticas públicas, nas mais diversas áreas tais como assistência social, saúde, educação, habitação, mobilidade urbana, segurança pública, dentre outras. Em todas essas áreas de políticas sociais, em todos os níveis da gestão governamental, a instituição família, como um tema transversal e interdisciplinar, tem ocupado centralidade, sobretudo àquelas famílias em situação de vulnerabilidade e risco social as quais têm exigido respostas especialmente complexas dos órgãos governamentais.

Neste contexto, de crescimento da demanda por gestores de políticas públicas em geral e de políticas sociais voltadas para a proteção social das famílias, em particular, que o Centro Universitário Unihorizontes através do Curso de Serviço Social, está oferecendo o curso de especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS: GESTÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E FAMÍLIA. Com este curso busca-se oferecer, aos mais diversos profissionais, uma capacitação qualificada, embasada num conteúdo crítico-político, com a finalidade de formar gestores de políticas que possam atuar dentro de padrões éticos, humanitários e técnicos para uma gestão eficiente das políticas públicas. Além disso, este curso visa conhecer os principais instrumentos de gestão necessários para assegurar a proteção social e a autonomia para todas as famílias, em particular àquelas que mais necessitam.

  • TÍTULO DO CURSO E OBJETIVOS

2.1) TÍTULO

O curso de especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS: GESTÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E FAMÍLIA  e será oferecido na modalidade presencial.

2.2) OBJETIVOS

  • Possibilitar a formação de Especialistas aos profissionais de diversas áreas em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, buscando formar gestores de políticas públicas qualificados e capacitados para, numa perspectiva crítico-política, promover o bem estar, a emancipação, a proteção e autonomia das famílias em situação de risco e vulnerabilidade, atuando dentro dos padrões éticos e com eficácia nas suas ações.
  • Proporcionar àqueles profissionais que se encontram em função de coordenação e supervisão de gestão social elementos teóricos e técnicos para o desenvolvimento de processos sociais que fortaleçam a garantia de Direitos Sociais;
  • Especializar profissionais para atuar em organizações políticas, programas e projetos sociais nas esferas governamentais, empresariais e sociedade civil, meio do aprofundamento do estudo da família contemporânea e dos condicionantes sociais, a análise dos conflitos sociais e interpessoais vivenciadas pelas famílias e do estudo da relação entre poder público e programas sociais com enfoque na família;
  • Oferecer subsídios teóricos e metodológicos para uma interpretação e entendimento do trabalho interdisciplinar nos diversos segmentos, como uma prática que vem sendo cada vez mais utilizada no mundo do trabalho.

2.3) Público alvo

O especialista em POLÍTICAS PÚBLICAS: GESTÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E FAMÍLIA estará capacitado a trabalhar como gestor de empresas públicas, privadas e terceiro setor, uma vez   que   se   propõe   a   desenvolver   nesses   profissionais,  habilidades   e competências sociopolíticas   e   interventivas,   capacitando-os   para   decifrar   a   realidade   social   e    construir estratégias para planejar, avaliar e executar políticas públicas por meio de elementos que se configurem a partir de um contexto social, político, econômico e cultural.

  • METODOLOGIA, CARGA HORÁRIA E DISCIPLINAS

3.1) METODOLOGIA

O curso terá caráter de formação continuada na modalidade presencial, com momentos de aprofundamento conceitual e teóricos a partir de aulas expositivas e dialogadas, que propiciem a construção de novos saberes e práticas sociais em políticas públicas, com ênfase em gestão, interdisciplinaridade e família. Serão utilizados procedimentos interativos e de estímulo à reflexão e a problematização. Exposição dialogada e discussão de textos e casos ou de problemas baseados na realidade social brasileira, contextualizada no mundo global. Trabalhos em equipes, seminários e pesquisa monográfica individual.

As aulas serão realizadas quinzenalmente às sextas e sábados, divididas em 04 módulos.

3.2) CARGA HORÁRIA

 O curso será realizado em quatro Módulos (I, II, III e IV), com uma carga horária total de 360 h/a.

  • FUNCIONAMENTO GERAL

4.1) LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO

O Curso será realizado na Unidade Santo Agostinho I do Centro Universitário Unihorizontes, situado à Rua Alvarenga Peixoto, 1270 – Bairro Santo Agostinho, no período de 05/04/2019 à 29/08/2020, com aulas quinzenais às sextas das 19:00 às 22:15 horas e aos sábados das 08:30 às 12:30 horas e de 13:30 as 17:30 horas. Eventualmente, acontecerão aulas em finais de semanas consecutivos, devido feriados.

4.2) NÚMERO DE VAGAS E PROCESSO DE SELEÇÃO

Estão ofertadas 40 vagas para matrícula de portadores de diploma de curso superior (art. 1 – § 3º da Resolução CNE/CES Nº 01/2007).

4.3) REGIME DE MATRÍCULA, CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

As inscrições poderão ser realizadas por meio do site do Centro Universitário Unihorizontes – www.unihorizontes.br. As matrículas serão realizadas na secretaria de Pós-Graduação, Unidade Santo Agostinho, situada à Rua Alvarenga Peixoto, 1270 – Bairro Santo Agostinho. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo telefone da secretaria (31) 3349-2930.

Os documentos necessários para matrícula são:

– Ficha de inscrição impressa, após a inscrição online;

– 1 foto 3×4;

– Cópia do documento de identidade e do CPF;

– Original (para conferência) e cópia do diploma de graduação ou da declaração de conclusão; de curso superior;

– Cópia ou comprovante do pagamento da primeira mensalidade;

– Currículo.

Coordenação

Coordenadora: Prof.ª Suênya Thatiane Souza de Almeida

Inscreva-se

Deixe seus dados que entraremos em contato para confirmação

×