Eventos do Unihorizontes abrem as portas da Pesquisa Científica e da Extensão Universitária para a população de BH

|Eventos do Unihorizontes abrem as portas da Pesquisa Científica e da Extensão Universitária para a população de BH

Eventos do Unihorizontes abrem as portas da Pesquisa Científica e da Extensão Universitária para a população de BH

Juntamente com a XXXIII Semana do Projeto Interdisciplinar, o Centro Universitário Unihorizontes promove também a XX Semana de Extensão, com palestras voltadas para a comunidade externa e a XIX Semana de Iniciação Científica com a apresentação das pesquisas atualmente em andamento nos núcleos de pesquisas da Instituição. As atividades tiveram início nesta quarta-feira (08) e seguem até esta sexta-feira (09) nas unidades Santo Agostinho, Barro Preto e Barreiro.

Uma das palestrantes do evento foi a arquiteta Juliana Cordeiro que falou para os participantes sobre sistemas industrializados. Na opinião dela, a Semana de Extensão é importante pois conecta mercado, academia e sociedade. “A inciativa é muito interessante, pois o Unihorizontes consegue conectar a academia com o mercado. Abre-se novas possibilidades e soluções de projetos de forma criativa”.

Neste semestre, a Semana de Extensão trouxe, entre as suas atividades, uma oficina de forró que despertou a curiosidade dos participantes e foi uma das atividades mais concorridas no primeiro dia do evento. Para o aluno Ítalo Carvalho Alves, do curso de Arquitetura e Urbanismo, a iniciativa tem capacidade de ampliar o acesso aos alunos a diferentes expressões culturais. “A cultura é algo escasso em nosso e acredito que as instituições de ensino tem um papel importante na sua promoção”, disse. “Acredito que todos devem ter acesso à cultura e essa é uma consciência que precisa ser disseminada”, conclui.

Adoecimento profissional, reforma tributária, planejamento financeiro pessoal e familiar, comunicação institucional relativização da presunção de inocência, perspectivas para a economia em 2019 e contrapontos sobre a reforma trabalhista são alguns dos temas das palestras da XX Semana de Extensão. A programação completa pode ser conferida aqui. 

O Programa de Mestrado em Administração conta com três grupos de pesquisas que desenvolvem estudos nas áreas de gestão, estratégia e organizações. É desses que saem as pesquisas apresentadas pelos bolsistas de Iniciação Científica. “Para Diego Henrique Guerra Moreia, aluno do 4º período de Ciências Contábeis, participar das apresentações de pesquisa e palestras da Semana é algo bastante enriquecedor. “A Iniciação Cientifica nos aproxima das grandes ideias. O contato com a leitura dos temas tem uma contribuição profissional imensurável e as palestras oferecidas durante são inspiradoras e motivadoras para o nosso futuro”.

Entre os trabalhos apresentados estão estudos sobre sustentabilidade financeira do pequeno e médio varejistas da região metropolitana de Belo Horizonte, riscos de adoecimento no trabalho com trabalhadores na área da saúde do Estado de Minas Gerais, mulheres de sucesso em setores predominantemente masculinos, estresse ocupacional e a eficácia das estratégias de marketing social. A programação completa pode ser conferida aqui

As fotos podem ser conferidas aqui.