Inserção de Egressos

||Inserção de Egressos
Inserção de Egressos2019-08-02T19:35:34-03:00

Inserção de Egressos

INSERÇÃO DE EGRESSOS

O acompanhamento ao aluno egresso do Centro Universitário Unihorizontes constitui-se de um conjunto de ações que visam acompanhar a vida profissional do egresso, para identificar cenários do mundo produtivo e contribuir como processo de ensino, pesquisa e extensão.

Do total de egressos respondentes 42% concluíram o curso em Direito, 17% em Administração, 17% em Ciências Contábeis, 8% em Serviço Social e, 8% em Tecnologia em Gestão Comercial, no primeiro semestre de 2016. As questões que foram abordadas no instrumento de avaliação relacionam-se com o registro profissional, satisfação com a atividade desenvolvida, renda bruta, satisfação profissional, dentre outros.

Empregabilidade e área de atuação

100% dos egressos respondentes estão ativos no mercado de trabalho, destes, 75% estão inseridos no setor privado e os demais desenvolvem suas atividades no setor público, conforme Gráfico 1. Esses dados apontam o alto índice de empregabilidade dos egressos da Instituição.

Grau de satisfação profissional

75% dos egressos estão ‘satisfeitos’ e ‘muito satisfeitos’ com a atividade exercida no momento. Já para 25% dos egressos respondentes, a satisfação com o desenvolvimento das atividades profissionais foi manifestada de forma parcial, conforme apresentado no Gráfico 2.

A Tabela 1 apresenta os itens mais destacados pelos egressos como fatores causais da satisfação profissional, como ‘as relações de trabalho’ (83%), ‘oportunidade de desenvolvimento profissional’ (83%), ‘relevância social do trabalho’ (67%), ‘prestígio e/ou status (67%)’, e autonomia’ (58%).

Dificuldades enfrentadas pelos egressos no mercado de trabalho

50% dos respondentes indicaram ter enfrentado alguma dificuldade e descreveram que os problemas surgiram devido à falta de experiência (33%) e a forte concorrência no mercado de trabalho (17%). Os outros 50% de egressos respondentes não revelaram as dificuldades que enfrentaram relativas à contratação na sua área de formação. Confira no Gráfico 3.

Aumento salarial após a graduação

Em relação à faixa salarial do egresso, após a conclusão do curso na área de formação, percebe-se, por meio dos dados coletados, que a faixa salarial dos egressos respondentes sofreu alterações. Aqueles que percebiam uma remuneração entre 2 e 4 salários mínimos aumentou de 17% para 25%. Acrescenta-se, ainda, que aqueles que percebiam uma remuneração acima de 4 salários mínimos cresceu de 25% para 42%.

Crescimento profissional e desenvolvimento de competências

Na percepção da maioria dos egressos respondentes a formação acadêmica no Unihorizontes contribuiu para sua ascensão profissional e para o desenvolvimento de competências ao longo do curso, tais como, capacidade de trabalho em equipe, compromisso com a ética profissional, entre outros. (TAB.2).

Este relatório teve como objetivo apresentar um retrato dos egressos dos Cursos de Graduação da Instituição que concluíram os cursos de bacharelado e tecnologia, apesar de não ter havido respostas dos egressos dos cursos de Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão da Segurança Privada e Logística no primeiro semestre de 2016.

×